As 30 principais entidades empresariais do turismo brasileiro e as Federações do Comércio (Fecomércios) de todo o País lançaram, no dia 21 de julho, em suas mídias sociais, uma campanha consolidando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar a demanda do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo e, por isso, vai durar até 2 de outubro, data das eleições gerais no País.
A iniciativa faz parte do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Vai Turismo reuniu as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva, com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações para a elaboração de recomendações de políticas públicas voltadas ao impulsionamento do setor, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca a relevância de ações específicas para elevar os números do setor, que, apesar do avanço, ainda estão abaixo de países com condições econômicas equivalentes. “Temos um mercado doméstico de turismo invejável, com pelo menos 30 milhões de brasileiros que viajam com frequência, mas é possível progredir, criar mais empregos no País, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente. Para isso, o turismo precisa de políticas públicas efetivas e estruturantes que possam aumentar a competitividade e consolidar o setor”, afirma Tadros.
Por: Correio Braziliense