Uma forte frente fria vinda da Argentina muda o clima no Sul e no Sudeste do Brasil a partir desta quinta-feira (28). O último fim de semana do mês deve ser de frio, chuvoso, com rajadas de vento e, em algumas partes da região Sul, há previsão de geada, segundo previsão da Climatempo.
A frente fria que chega no Sul do país vem acompanhada de uma massa de ar polar intensa, o que impactará na temperatura de algumas regiões do país nos dias seguintes.
Os meteorologistas preveem geada e a possibilidade de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Climatempo destaca que o pico de frio será no sábado (30), mas a sensação passa a ser amenizada a partir da próxima semana.
“O risco de temporais aumenta em todo o estado e a chuva forte pode vir acompanhada por raios e rajadas de vento”, alerta o Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuva de granizo e temperaturas próximas a zero grau a partir desta quinta-feira, na região Sul do país.
“As temperaturas mínimas previstas para a Região Sul são de 7°C e 8°C na quinta-feira à noite, e próximas a zero grau nas áreas mais altas nos próximos dois dias”, afirmou o Inmet.
Em São Paulo, apesar de a cidade ter registrado o mês de julho mais quente desde 1943, as temperaturas também caem consideravelmente devido à frente fria que se aproxima.
Na quinta-feira, algumas rajadas de vento já serão sentidas no estado, informou o Climatempo. São previstas rajadas de 40 a 55km/h, principalmente no oeste, centro-sul e leste de São Paulo, o que inclui o litoral, Grande SP, Vales do Paraíba e Ribeira, regiões como Sorocaba, Campinas, Itapetininga e Serra da Mantiqueira.
Entretanto, o frio se intensifica na sexta-feira (29), podendo ocorrer pancadas de chuva pela tarde.
No domingo, o Climatempo alerta para a possibilidade de geada nas primeiras horas do dia na Serra da Mantiqueira e no sul do estado de São Paulo.
“Em Campos do Jordão, por exemplo, a mínima prevista é de apenas 4°C para o domingo, com máxima que não passa dos 20°C”.
Foto: Reprodução